Pesquisa de professoras do ABF mostra potencial contra o câncer

31/05/2021 17:07

Fonte: Mauricio Mercadante/CC BY-NC-SA 2.0

Uma pesquisa coordenada pelas professoras do ABF Evelyn Winter da Silva e Greicy Michelle Marafiga Conterato avaliou o potencial de extratos da cerejeira-do-mato (Eugenia involucrata) no combate a células de câncer de pâncreas. O estudo foi publicado na revista Food Research International e recentemente divulgado pelo portal de notícias G1. A pesquisa ainda está em fase inicial e foi realizada com culturas de células em laboratório, e por isso testes ainda são necessários para comprovar o potencial antitumoral da cerejeira-do-mato.

Além do potencial efeito antitumoral,  a cerejeira-do-mato também é uma importante fonte de vitaminas, minerais e de compostos antioxidantes que são importantes na prevenção de doenças. Curiosamente, cada parte da planta apresentou propriedades distintas. Enquanto a folha possui atividade antitumoral, os frutos e sementes da planta tiveram maior atividade antioxidante.

A cerejeira-do-mato é uma espécie endêmica do bioma mata atlântica e, no Brasil, ocorre desde o estado de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. A árvore é muito procurada para fins ornamentais e pode atingir de 5 a 10 metros de altura. Também é muito utilizada na recuperação de áreas degradas, pois os frutos, que se desenvolvem entre outubro e dezembro, atraem muitas aves. O fruto é caracterizado pelo sabor doce e intenso, e pode ser utilizado na fabricação de geleias, licores e sorvete.

Acesse o espaço das professoras Evelyn e Greicy para conhecer um pouco mais sobre as pesquisas que realizam na UFSC de curitibanos.