Estudo indica potencial de espécie de conífera para uso no Brasil

31/08/2021 10:49

Coleta da madeira de C. lanceolata. (A) Aspecto da plantação; (B) Derrubada das árvores; (C) Seccionamento nas posições de amostragem; (D) Aspecto das folhas; (E) Marcação das amostras; (F) Exsudação de extrativos na transição madeira-casca

Um estudo recentemente publicado pelos professores Magnos Alan Vivian, Karina Soares Modes e Mário Dobner Júnior na revista Scientia Florestalis mostra o potencial de uso da espécie Cunninghamia lanceloata como matéria-prima no setor industrial, especialmente para produção de papel e celulose. A espécie C. lancelolata, conhecia popularmente como “pinheiro-chinês”, é uma das mais importantes coníferas plantadas na China. A madeira dessa espécie é considerada de ótima qualidade, sendo amplamente utilizada para construção de edifícios, casas, pontes, navios, móveis, além de mostrar potencial para fabricação de polpa celulósica.

Para avaliar o potencial do pinheiro-chinês para uso no setor industrial, a pesquisa coordenada pelos professores do ABF em parceria com a ESALQ-USP  avaliou as características fisico-químicas da madeira de C. lanceolata com 24 anos de idade proveniente de uma plantação experimental em Campo Belo do Sul, Santa Catarina. Os resultados mostram que a madeira do pinheiro chinês tem baixa densidade, com teores de cinzas e extrativos dentro da faixa observada para coníferas. Além disso, os traqueídeos apresentam excelentes indicadores anatômicos para produção de papel. Dessa forma, as características físico-químicas da madeira, juntamente com o bom desenvolvimento do pinheiro-chinês nas condições edafoclimáticas brasileiras, confirmam o potencial de C. lancelolata para uso no setor industrial brasileiro.

O artigo intitulado “Características da madeira de Cunninghamia lanceolata (Chinese fir)” pode ser acessado na íntegra clicando aqui. Em breve publicaremos mais notícias sobre as atividades de pesquisa e extensão realizadas pelos docentes do ABF.