Estudo propõe metodologia para gerar mapas de risco de invasão biológica

25/11/2021 11:53

Um estudo publicado recentemente pelo Núcleo de Ecologia e Manejo de Insetos, coordenado pelo professor Cesar Augusto Marchioro, propôs uma metodologia para estimar o risco de invasão biológica por insetos-praga em um contexto de mudanças climáticas. Insetos invasores são responsáveis por prejuízos anuais de 70 bilhões de dólares em todo o mundo (aproximadamente 385 bilhões de reais). É consenso entre especialistas que os custos de prevenção são muito inferiores aos valores gastos com o manejo, controle e erradicação de espécies invasoras uma vez que elas se estabeleceram em um novo ambiente.

O estudo utilizou modelos matemáticos para estimar a distribuição da Diabrotica speciosa, conhecida popularmente como brasileirinha, larva-alfinete ou vaquinha, em cenários climáticos atuais e projetados para o futuro. Para gerar mapas globais do risco de invasão, mapas de distribuição da brasileirinha foram combinados com informações sobre a existência de aeroportos e portos que servem de vias de introdução, e de mapas de probabilidade de invasão e estabelecimento para o século XXI. Os resultados possibilitam identificar quais regiões apresentam maior risco de invasão e podem ser aplicados na definição de áreas prioritárias para a adoção medidas preventivas por órgãos de fiscalização governamentais.

O artigo intitulado Prevention is better than cure: Integrating habitat suitability and invasion threat to assess global biological invasion risk by insect pests under climate change” foi publicado na revista Pest Management Science.

Em breve traremos mais informações sobre os estudos realizados por docentes do ABF.