Coordenação de Pesquisa
Coordenador de Pesquisa: Prof. Magnos Alan Vivian
Instruções para registro de projetos de pesquisa:
Os projetos devem ser registrados no SIGPEX, levando em consideração os seguintes aspectos, de acordo com a Resolução Normativa nº 47/CUn/2014, da UFSC:
- Art. 13: em alguns casos não haverá cobrança de taxas pela Universidade (em especial inciso VI – recursos
provenientes de editais públicos que impeçam a cobrança de taxas); - Art. 18: os projetos deverão ser aprovados antes do início de sua execução;
- Art. 23: a vigência deve ter no máximo 4 anos (§4º), exceto quando tiver termo de cooperação técnica com duração maior (Ex: Termo de cooperação UFSC-EMBRABA com 5 anos, possibilita projeto com igual duração);
- Art. 27: as horas alocadas às atividades de pesquisa do docente deverão constar no Plano de Atividades do Departamento (PAAD) e não poderão exceder em média anual a vinte horas semanais por docente.
No momento da submissão do projeto no sistema SIGPEX deve ser anexado o projeto no formato pdf, com duas opções:
1) para projeto aprovado em agência de fomento (CNPq, FAPESC, entre outras) ou em Programa de Pós-Graduação, pode ser anexado o mesmo arquivo, porém com atenção aos quesitos de período de inicio e orçamento);
2) para projeto sem agência de fomento ou vinculação, deve-se utilizar o modelo padrão do departamento (Template – Projeto de pesquisa ABF). OBS.: utilizar o navegador Firefox para fazer o download do template.
OBS: após APROVADO, o docente deve ATIVAR o projeto, informando a data de inicio efetivo das atividades.
Fluxograma de aprovação dos projetos de pesquisa:
Quando o docente submete um novo projeto para aprovação, inicialmente ele é avaliado pelo Coordenador de Pesquisa, conforme indicado na imagem abaixo:
Após ser aprovado pelo Coordenador de Pesquisa, o projeto ficará aguardando a aprovação final da Chefia do Departamento, conforme a imagem abaixo:
Só após isso o projeto constará como aprovado, e deverá ser ativado, como descrito anteriormente, informando o inicio efetivo das atividades:
Instruções para elaboração do relatório final dos projetos de pesquisa:
Ao final do projeto o coordenador deverá elaborar o relatório final da pesquisa desenvolvida, indicando a produção intelectual e/ou de formação de pessoal desta. Após termino do prazo aparecerá a seguinte informação no fluxograma, indicando que o docente deve fazer o relatório final:
Se o projeto deu origem a publicações (artigos, trabalhos, cartilhas, etc.) e/ou orientações (Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação ou Tese), estes devem ser descritos e anexados ao sistema SIGPEX, como relatório final. Caso a pesquisa ainda não tenha sido publicada, deve-se descrever e anexar um relatório final com os resultados obtidos. Após a submissão aparecerá a seguinte indicação no fluxograma, demonstrando que aguarda a aprovação do Coordenador de Pesquisa, antes de ser efetivamente encerrado.