Trabalho em tempo de pandemia

08/03/2021 10:17

Apesar das aulas do semestre 2020/2 estarem sendo ministradas na modalidade remota, docentes e alunos continuam exercendo suas atividades de pesquisa e extensão. Recentemente, docentes vinculados ao ABF publicaram um estudo na revista Biologia sobre a comunidade de fungos micorrízicos arbusculares em um sistema agroflorestal (SAF). Além de docentes do departamento, o estudo contou com a participação de estudantes  dos cursos de graduação de Agronomia e Engenharia Florestal, e do curso de Mestrado em Ecosistemas Agrícolas e Naturais.

Nesse trabalho, os autores mostram que a diversidade e dominância de fungos microrrízicos arbusculares no SAF e no ambiente natural foram similares. Essa informação contribui para o aumento no conhecimento sobre a estrutura da comunidade de fungos micorrízicos arbusculares associada a espécies arbóreas nativas. Além disso, o resultado mostra que espécies nativas como a araucária, a erva-mate e a bracatinga influenciam as espécies de fungos micorrízicos arbusculares e as propriedades químicas do solo. Estes resultados abrem novas perspectivas para o manejo de áreas degradadas envolvendo fungos micorrízicos e espécies nativas.

O artigo intitulado “Arbuscular mycorrhizal fungal community assembly in agroforestry systems from the Southern Brazil” pode ser acessado na íntegra clicando aqui.

Parabéns aos professores Alexandre Siminski, Djalma Schmitt e Tancredo Feitosa de Souza, e aos alunos de graduação e pós-graduação envolvidos no artigo.