Arte no ABF

06/04/2021 09:54

Laura Vezzani, bolsista da Secretaria de Arte e Cultura da UFSC que desenvolveu o projeto

Não é só de ensino e pesquisa que vive o ABF. Diversas atividades de extensão coordenadas pelos docentes e executadas por alunos de graduação e pós-graduação também são realizadas no departamento. Um desses projetos, coordenado pelos docentes Adriana Terumi Itako e João Batista Tolentino Jr., estimula as habilidades artísticas aplicadas à área das ciências agrárias. O projeto intitulado “Desenhando e desvendando os fungos fitopatogênicos” foi realizado entre 2017 e 2020 pela bolsista da Secretaria de Arte e Cultura da UFSC Laura Vezzani, que nesse período era estudante do curso de Engenharia Florestal.

O projeto teve como objetivo incentivar estudantes do campus no processo de criação artístico-cultural na temática de ilustração científica de microrganismos, especialmente os que causam doenças em plantas.  Durante a realização do trabalho, a estudante ilustrou mais de 15 plantas acometidas por diferentes doenças e desenvolveu pranchas ilustradas com os desenhos científicos. A ilustração das partes vegetais e seus principais sintomas iniciaram com atenção para a escala e as proporções e os detalhes foram definidos com o auxílio de instrumentos como compassos e réguas. O esboço foi realizado em grafite e as ilustrações finais foram feitas com tinta aquarelada em pastilhas ou em pasta.

Os desenhos criados durante a execução do projeto foram apresentados no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) em 2018 e 2021. Além disso, os desenhos foram expostos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada no campus de Curitibanos em 2017 e 2019.  Abaixo é possível admirar alguns dos desenhos criados pela Engenheira Florestal e artista Laura Vezzani: