Efeitos de condições de frio nas taxas de crescimento da Araucária

30/07/2021 08:21

Estudo realizado por pesquisadores de universidades do Brasil (UFSC, USP, Unissinos), Argentina (Unv. Nacional Cuyo) e Chile (Univ. Mayor), verificaram que a ocorrência de eventos de frio extremo que afetam o crescimento e podem representar uma ameaça climática para a araucária, Araucaria angustifolia. O estudo foi publicado na revista Dendrochronologia (https://doi.org/10.1016/j.dendro.2021.125858).

Fonte: Marcelo Scipioni

Um dos integrantes do estudo é o professor Marcelo Scipioni do Departamento Agricultura, Biodiversidade e Florestas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Curitibanos, especialista em árvores gigantes. Segundo o professor Marcelo, nesta pesquisa os estudiosos identificaram “anéis de geadas”, que são danos causados por congelamento do tecido. Resultados mostraram que, em geral, a ocorrência de eventos extremos de frio são ameaças à conservação da espécie, principalmente em árvores jovens, que possuem a casca fina e portanto, não protege do congelamento, formando o dano por geada no tronco da árvore. O estudo também demonstrou que o evento climático de frio extremo com presença de neve afeta o crescimento da araucária no ano posterior ao evento.

Link para maiores informações sobre o estudo:

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/07/28/infografico-frio-extremo-com-acumulo-de-neve-e-ameaca-a-conservacao-das-araucarias-em-sc-diz-pesquisa.ghtml