Iniciação científica no ABF

30/08/2021 10:47

No último dia 23 de julho foi publicado o resultado final da distribuição de bolsas de iniciação científica na UFSC. Mais uma vez o ABF foi o departamento com o maior número de docentes contemplados com bolsas PIBIC/PIBIT no Centro de Ciências Rurais do Campus de Curitibanos. Do total de 23 bolsas recebidas pelo Centro, 12 (52,2%) foram destinadas a docentes do ABF. A iniciação científica geralmente é o primeiro contato de um aluno de graduação com a prática do método científico, sendo uma atividade essencial para o desenvolvimento do pensamento científico, para a sistematização de ideias, e a comunicação científica. Trata-se de um instrumento de aprendizagem. Para o docente, além de uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento intelectual do aluno supervisionado, é uma maneira de desenvolver estudos científicos na sua área de atuação.

A distribuição das bolsas PIBIC/PIBIT também mostrou que o campus ainda tem muito a se desenvolver. Os campi fora da sede receberam um total de 119 bolsas PIBIC/PIBIT, o que equivale a apenas 12,7% do total recebido pela UFSC (938 bolsas), e o Campus de Curitibanos foi o que menos recebeu bolsas. No que depender do ABF, os docentes  continuarão a contribuir para o desenvolvimento científico do Campus de Curitibanos.